Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ementário

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 15h03 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 15h03 | Acessos: 100

Confira a descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental das disciplinas do programa.

Metodologia de Pesquisa

Ementa: Introdução; Paradigmas da investigação social. Abordagens positivista e interpretativa. Micro e macro análises. Métodos de pesquisa social. Processo de pesquisa. Pesquisa nas organizações. Projeto de pesquisa, relatório de pesquisa e artigo científico.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Métodos Quantitativos de Pesquisa

Ementa: Conceitos Básicos sobre Pesquisa Cientifica: Construção, Estimação e Validação de Modelos. Descrição do Universo e/ou Fenômeno de Estudo e Delineamento da Pesquisa. Levantamento dos Dados : O Problema da Amostragem Representativa. Organização, Processamento e Representação dos Dados. Métodos Quantitativos : Analise Exploratória de Dados. Inferência Estatística : estimação pontal e por intervalos. Comparação de Populações. Analise e Projeção de Tendências: Regressão e Modelos Econométricos. Introdução a Data Mining: Componentes Principais, Classificação e Analise de Conglomerados.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Métodos Qualitativos de Pesquisa

Ementa: Essa disciplina tem como objetivo apresentar o debate contemporâneo em Pesquisa Qualitativa, esclarecer questões relativas às relações entre teorias e métodos bem como apresentar alguns dos procedimentos de coleta de dados para o trabalho de campo. A partir de pesquisas realizadas no campo das Ciências Organizacionais, o curso busca apresentar uma visão geral do campo de pesquisa qualitativa, que permita: i) a compreensão dos diferentes métodos de pesquisa em relação abordagens teóricas, ii) uma visão dos passos necessários para o desenho do processo de pesquisa e iii) identificação dos procedimentos de coleta de dados necessários para cada abordagem.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Uso de Softwares Estatísticos

Ementa: Disciplina de prática laboratorial visando o aprendizado do uso de softwares estatísticos .

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Seminário da Dissertação I

Ementa: Orientação metodológica e logística, individual ou grupal, mediante tópicos específicos, definidos de acordo com a necessidade dos mestrandos, voltados para o desenvolvimento do trabalho terminal do Curso.

Carga horária: 16 horas (1 crédito).


Seminário da Dissertação II

Ementa: Orientação metodológica e logística, individual ou grupal, mediante tópicos específicos, definidos de acordo com a necessidade dos mestrandos, voltados para o desenvolvimento do trabalho terminal do Curso.

Carga horária: 16 horas (1 crédito).


Estudos Organizacionais

Ementa: Caracterização dos estudos organizacionais como campo e confluência teórico-metodológica. Distinção das principais vertentes de pensamento que contribuem (ou foram decisivas) na construção do campo de estudos organizacionais e identificação dos resíduos destas contribuições nas abordagens contemporâneas das organizações e suas transformações: tayloristas, fordistas e gerencialismo contemporâneo. Os sociólogos da burocracia e o paradigma pós-burocrático. A vertente das relações humanas e a vertente psico-sociológica. As correntes cognitivas: da decisão nacional à cognição organizacional. De vertente sistêmica ao neosistemismo: abordagem de complexidade e auto-organização. Estudos organizacionais no Brasil e na América latina: comunidades de discurso, veículos e conexões com redes internacionais. Crítica à importação de modelos e práticas. Autonomização da produção nacional e inserção internacional. Conclui-se com o mapeamento dos estudos sobre a dinâmica organizacional no país e no exterior, identificando-se temáticas e tipologias.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Análise Organizacional

Ementa: Análise institucional; Teorias econômicas de organização; Abordagem congnitivistas & dialógicas; Abordagem sociológicas.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Finanças Corporativas

Ementa: Introdução a finanças: formas de organização das empresas, problemas de agency, mercado de capitais e a empresa. Conceitos básicos: demonstrativos financeiros e fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo, risco e retorno. Decisões de financiamento. Decisões de investimento. Custo e estrutura de capital. Gestão de risco nas empresas. Tópicos especiais.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Investimentos

Ementa: Introdução ao Mercado de Capitais. Estrutura e Dinâmica do Mercado de Capitais: Investidores, Mercados primário e secundário, Bolsa de Valores no Brasil, Derivativos. Análise de Ações: Análise fundamentalista e análise técnica.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Estratégia Empresarial

Ementa: Objetivos e medidas de performance organizacional (Vantagem Competitiva). Análise industrial e poder de mercado. Resource-Based View. Vantagens baseadas no conhecimento: habilidades, rotinas e capacidades. Capacidades organizacionais dinâmicas.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Gestão do Desenvolvimento Local e Sustentável

Ementa: Teorias de desenvolvimento econômico no pensamento clássico da economia. A emergência da noção de “desenvolvimento” nos anos cinquenta. O pensamento cepalino e a construção de uma “teoria latino-americana” do desenvolvimento. Teorias da dependência. Modelos conceituais de interpretação do processo de desenvolvimento. Teorias de desenvolvimento regional: modelos de (des)equilíbrio e outros. Conceitos e princípios de Ecologia e Antropologia aplicados ao desenvolvimento: as dimensões ambiental e sociocultural do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável e desenvolvimento local.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Ementa: Trajetórias observadas e perspectiva para países menos desenvolvidos no desenvolvimento científico e tecnológico. Dependência mútua de competitividade e conhecimento. Os sistemas de C & T e de inovação em países desenvolvidos e em desenvolvimento. As especificidades dos sistemas de C & T em Países Desenvolvidos e em Desenvolvimento, a relação com os Sistemas Nacionais de Inovação e as políticas voltadas à competitividade. Inserção do Brasil. Financiamento da P & D.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Estado, Governo e Políticas Públicas

Ementa: A ementa é definida por ocasião da oferta da disciplina.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Política e Gestão do Meio Ambiente

Ementa: Concepção de Natureza e sua evolução. A Revolução Científica e Tecnológica. Tecnologia e domínio da natureza. Avaliação e Controle Social da Tecnologia. Meio Ambiente, Estado, Empresa e Sociedade Civil. O conceito de desenvolvimento Sustentável. Modelos e instrumentos de Regulamentação, Controle e de Gestão Ambiental.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Confiabilidade Estrutural

Ementa: Introdução ao Projeto de Estruturas: Noções de Métodos Experimentais na Avaliação da Integridade de Estruturas; Ensaios Mecânicos Destrutivos e Não Destrutivos; Noções sobre análise de tensões (Teoria e Técnicas de Medição); Análise do Projeto Mecânico a Fadiga de Estruturas. A Utilização da Confiabilidade em Projetos: Cálculo de Confiabilidade usando um único carregamento; Interpretação da Confiabilidade considerando resistências e carregamentos variáveis; Confiabilidade e Fator de Segurança; Análise da Manutenção Centrada em Confiabilidade: Histórico e condições de manutenção; Estratégias de Manutenção; Técnicas de Análise de Risco para Confiabilidade de Processos; A Confiabilidade Humana na área de Processos Tecnológicos.

Carga Horária: 64 horas (4 créditos).

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Gestão de Projetos

Ementa: Técnicas e instrumentos de elaboração, análise e administração de programas e/ou projetos. Metodologias de avaliação de programas e projetos. Teoria do programa e modelos lógicos. Delineamentos de avaliação. Validade de estudos de avaliação e ameaças à validade.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Estudos de Métodos Heurísticos para Problemas de Produção

Ementa: 1. Introdução 1.1. Otimização Combinatória e Complexidade Computacional 1.2. Heurísticas, Tipos de Heurísticas e Metaheurísticas 2. Simulated Annealing 2.1. Introdução 2.2. Componentes Básicos 2.3. Convergência do método 2.4. Aplicações 3. Busca Tabu 3.1. Introdução 3.2. Componentes Básicos 3.3. Estratégias Adicionais - Memória de Longo Prazo 3.4. Aplicações 4. Algoritmos Genéticos 4.1. Introdução 4.2. Componentes Básicos 4.3. Estratégias Adicionais 4.4. Aplicações 5. GRASP 5.1. Introdução 5.2. Componentes Básicos 5.3. Aplicações 6. Algoritmos Híbridos.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Pesquisa Operacional Aplicada à Gerência de Produção

Ementa: O processo decisório no âmbito do Planejamento e Programação da Produção e a Pesquisa Operacional; Conceitos de modelagem e aplicação de técnicas de Pesquisa Operacional; Modelos para o Planejamento Agregado da Produção; Programação e Sequenciamento da Produção e Gerenciamento de Projetos; Gestão de Estoques, Dimensionamento de Lotes, Balanceamento de Linhas de Montagem; Previsão de Demanda.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Gestão Integrada do Desenvolvimento de Produtos Industriais

Ementa: O processo de inovação tecnológica e a sua relação com a atividade de projeto de produtos industriais. Ciclo de vida do produto industrial. A natureza da atividade de projeto e os processos coletivos de concepção do produto. Sistemas informatizados de auxílio ao projeto de produtos. Engenharia Simultanea e as formas de integração entre o projeto e a manufatura.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Modelamento e Simulação de Processos Industriais 

Ementa: Estudo da dinâmica de processos industriais: balanço geral de massas e de materiais; balanço metalúrgico. Desenvolvimento de modelos matemáticos válidos: dinâmicos e "steady state". Definição de parâmetros e limites de modelos: validação por simulação das unidades individuais de beneficiamento de minérios, definição de objetivos de controle visando a otimização do processo.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Processos Industriais

Ementa: Amostragem industrial. Cominuição mineral. Classificação por tamanho. Concentração mineral. Separação sólido/líquido (desaguamento). Processos de aglomeração. Secagem.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Tópicos Especiais em Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia LP 1

Ementa: Atualidades e tendências relativas a temática proposta.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Desenvolvimento de Medidas e Ferramentas de Diagnóstico

Ementa: Reflexão crítica das ferramentas e dos instrumentos de medidas utilizados para análise das dimensões individuais, interpessoais e estruturais das organizações.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida no Trabalho

Ementa: Conceito de qualidade de vida e trabalho. Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. Subjetividade e sentido do trabalho. Stress, coping e burnout.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Cultura e Mudança Organizacional

Ementa: Definição de mudança organizacional, Mudança e Aprendizagem Organizacional, Modelos causais de mudança organizacional, Mudança e Cultura Organizacional, Administração Pública e Mudança, Gestão da mudança e valores pessoais e organizacionais, Impacto da mudança sobre os indivíduos e das características dos indivíduos sobre a mudança.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Tecnologia de Grupo em Gestão com Pessoas e em Pesquisa

Ementa: O grupo humano: fundamentos e funcionamento. O grupo como recurso em gestão de equipes. Fundamentos teórico-técnicos da Teoria de Grupo Operativo. O trabalho em equipe. O grupo como objeto de investigação científica, técnica de coleta e análise de dados.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Comportamento Organizacional

Ementa: Fundamentos sobre perspectiva multinível nos estudos de comportamento organizacional, Cognição e Tomada de decisão, Valores e atitudes nas organizações, Grupos e equipes de trabalho, Cultura, Liderança e Poder, Mudança organizacional. Aprendizagem, competências e desempenho organizacional.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Administração Pública Contemporânea

Ementa: As principais políticas públicas implementadas pelos sistemas políticos contemporâneos são decorrentes de uma complexa e contínua interação entre diversos atores, tanto dentro quanto fora do governo. Os aspectos teóricos sobre as instituições, uma vez que boa parte das reflexões sobre políticas públicas parte de abordagens institucionalistas (seja na vertente econômica, sociológica ou política). Diferentes aspectos relacionados à dinâmica das redes sociais. E analise das redes de políticas públicas, suas características e formas de gestão.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Administração Pública Comparada

Ementa: Fundamentos da Administração Pública no Brasil. Os efeitos da globalização nas administrações públicas e os novos enfoques de gestão. Transformações recentes na gestão da administração pública no Brasil. Aspectos relevantes da Administração Pública nos países desenvolvidos. Estudos de caso em Administração Pública Comparada. Visão prospectiva da gestão pública no Brasil.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Tópicos especiais em Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade LP 2

Ementa: Atualidades e envolvendo a temática proposta.

Carga horária: 64 horas (4 créditos).


Dissertação de Mestrado

Ementa: Orientação para elaboração da dissertação de mestrado. Trata-se de um sistema de tutoria (orientador/orientando).

Carga horária: 256 horas (16 créditos).


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página