Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atenção a Saúde do Adulto e Idoso

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 15h07 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 01h02 | Acessos: 3222

O envelhecimento populacional configura-se como um dos maiores desafios da Saúde Pública tanto para a sociedade civil quanto para o Estado, exigindo um maior esforço para atender às demandas dessa população. O projeto objetiva a execução de atividades com ação interdisciplinar, no que se refere à promoção do convívio social, troca de experiências e saberes e a interface inter geracional na articulação da interdisciplinaridade do cuidado e Atenção ao Adulto e Idoso. Para tal, busca-se por meio de atividades educativas, visitas domiciliárias, visitas às Instituições de Longa Permanência, atividades de recreação, avaliação funcional da mobilidade física e lazer, orientar a população, idoso-cuidador-família-instituição, com vista a valorização do seu desempenho e de suas potencialidades nos diversos segmentos, a saber: bio-psíquico, social, político e econômico. Trata-se de um projeto de extensão, que realizar-se-à por meio de encontros semanais norteados a partir de um diagnóstico situacional das Instituições de Longa Permanência.

De 02/03/2019 a 31/12/2020 – Em execução

Justificativa:

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) surgiram como uma demanda da comunidade com o intuito de atender os idosos no que se referem as suas necessidades físicas, psicossociais e de insuficiência familiar. A ausência ou escassez de políticas públicas voltadas para este público fez com que aumentassem quantitativamente essas instituições, que podem ser públicas, privadas, com fins lucrativos, filantrópicas, religiosas ou não (CAMARANO et al., 2010). Nesta perspectiva, justifica-se a relevância deste trabalho com vista à discussão e implementação de Políticas de Saúde do Idoso, expressas no Pacto pela Saúde no âmbito nacional e locorregional. Soma-se a isso, a elaboração de intervenções políticas e ações de saúde que visem à melhoria no papel idoso-cuidador-família-instituição diante de aspectos éticos e legais; implementação e atualização do prontuário do idoso e da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; bem como a promoção de atividades interdisciplinares a fim de proporcionar a troca de experiências e saberes para o cuidado e atenção ao idoso. Além disso, promover a produção de conhecimento por meio da elaboração de relatórios finais e relatos de experiência.

 

Objetivos:

Realizar diagnóstico situacional do local que abriga o adulto/idoso.2-Implantar o Prontuário do Morador.3-Estar atento Às Políticas de atenção à saúde do idoso e quanto aos Aspectos éticos e legais no cuidado ao idoso.4- Realizar Educação em Saúde aos moradores e cuidadores/profissionais que trabalham na ILPI, quanto as principais afecções que acometem o adulto e idoso, sono, repouso etc.5-Aplicar escalas de avaliação da capacidade funcional e cognitiva (Avaliação Geriátrica Ampla).6-Orientar quanto à Instabilidade e quedas. 7- Aplicar escalas de avaliação de sobrecarga do cuidador principal. 8-Orientar aos cuidadores e responsáveis quanto ao manejo correto dos Medicamentos. 9-Orientar aos cuidadores e responsáveis quanto ao manejo correto dos Alimentos.10-Auxiliar na higiene e cuidados com o corpo [banho, higiene oral].11-Realizar curativos quando necessário.12-Promover atividades de Higiene, vestuário e cuidados com a pele. 13-Auxiliar nas transferências e adaptações ambientais. 14-Auxiliar nas atividades básicas e vida diária.15-Realizar anotações no Prontuário do Morador.16- Implantar e atualizar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.16-Atender a demanda, conforme aspectos éticos e legais. Um objetivo maior, é promover uma Atividades com ação interdisciplinar, de promoção do convívio social, troca de experiências, saberes e a interface intergeracional na articulação da interdisciplinaridade no cuidado e Atenção ao Adulto e Idoso. Para tal, busca-se por meio de atividades educativas, visitas domiciliárias, visitas às ILPIs, atividades de recreação, avaliação funcional, mobilidades física e lazer, orientar a população (idoso-cuidador-família-instituição), com vista a valorização do seu desempenho e de suas potencialidades nos diversos segmentos,a saber: bio-psíquico, social, político e econômico.

 

Metodologia:

Encontros semanais que nortearão as atividades a partir do Diagnóstico Situacional. Posteriormente, os estudantes da área da saúde, sobretudo da enfermagem, realizarão Consulta de Enfermagem [Sistematização da Assistência de Enfermagem] sob supervisão direta de um professor orientador, que acompanhará as atividades a serem realizadas no decorrer do período. Todas as atividades serão anotadas no Prontuário do Morador. A educação em saúde aos moradores e cuidadores acontecerão a partir da demanda e de acordo com os objetivos elencados neste Projeto de Extensão.

 

Participantes:

Coordenação interna: IVÂNIA VERA / Docente PPGGO / UFG

Coordenação Externa: SUZANNY INÁCIO DA SILVA / Hospital São Nicolau

ROSELMA LUCCHESE / Docente PPGGO

PAULO ALEXANDRE DE CASTRO / Docente PPGGO

MOISÉS FERNANDES LEMOS / Docente Externo ao PPGGO

JULIANA MARTINS DE SOUZA / Docente Externo ao PPGGO

NUNILA FERREIRA DE OLIVEIRA / Docente Externo ao PPGGO

CALÍOPE PILGER / Docente Externo ao PPGGO

BRUNA CAROLINA GONÇALVES DA SILVA / Discente de graduação

SAMARA ALVES VAZ / Discente de graduação

LETÍCIA CRISTINA DOS SANTOS ALVES / Discente de graduação

VICTORIA VAZ DA COSTA ESTRELA / Discente de graduação

NEILENE TEIXEIRA DE ARAÚJO / Discente de graduação

JAQUELINE REZENDE DE SOUZA / Discente de graduação

SONIELLE DAVID / Discente de graduação

KAMYLLA GUEDES DE SENA / Discente de graduação

ORENITO SIMAO BORGES JUNIOR / Discente de graduação

 Fotos do evento:

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página