Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Marcos Fernandes Sobrinho - Publicações nos últimos 3 anos

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h22 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h22 | Acessos: 898

Currículo Lattes Completo

Marcos Fernandes Sobrinho é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física (UnB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB). Estudos de Pós-Doutorado - em curso - no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, na Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (PPGE/FC/Unesp/Bauru). Foi aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Física da UnB [Conceito Capes: 7], tendo cursado todos os créditos (24) na modalidade Física Teórica em níveis de mestrado e doutorado, quando trabalhou com a técnica do operador diferencial para o Modelo de Ising aplicado a sistemas magnéticos nanoparticulados. Em 2010, participou da Escola de Física do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) [Centro Europeu de Pesquisas Nucleares], em Genebra/Suiça, oportunidade em que, a partir de então, passou a ser Embaixador permanente do CERN no Brasil. No Instituto Federal Goiano é professor D-IV (Associado II) do quadro de pessoal permanente na área de Física, membro do Conselho Superior, membro da Câmara Consultiva de Ensino (CaCEn) , membro do Comitê de Ensino, coordenador do Curso Técnico em Biotecnologia, docente permanente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT). Na Universidade Federal de Catalão (UFCat) atua como docente permanente e orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/UFCat). No Ministério da Educação (MEC/Inep) participou da equipe de especialistas em que desenvolveu estudos analíticos junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), com emissão de pareceres técnicos relacionados a todas as obras didáticas [aprovadas e não-aprovadas] de Física e de Matemática. Desde 2017, tem atuado como membro avaliador em produtos de projetos financiados por órgãos de fomentos à pesquisa da União Europeia. É membro de conselhos consultivos e(ou) editoriais de periódicos especializados (nacionais e internacionais) nas áreas de Educação e de Ensino, como: Educar em Revista (UFPR - Brasil, Qualis A1/Ensino e A1/Educação); IENCI: Investigações em Ensino de Ciências (IF/UFRS - Brasil, Qualis A2/Ensino e A2/Educação); CBEF: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (DF/UFSC - Brasil, Qualis A2/Ensino); REDECT: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (IFES - Brasil, Qualis B1/Ensino); Ciência & Ensino (UNICAMP, IFSP e UFSC - Brasil, Qualis B1/Ensino); Crítica Educativa (UFSCar - Brasil, Qualis B1/Ensino); TED: Tecné, Episteme y Didaxis (Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia, Qualis B2/Ensino); Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias (Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Colômbia, Qualis B1/Ensino) e Editor Associado às áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática do periódico MSJ: Multi-Science Journal (IF Goiano - Brasil, Qualis B3/Ensino). É membro titular da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade (AIA-CTS), com sede em Aveiro/Portugal; da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (Abrapec); e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). É autor de livros e de capítulos de livros, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados nas áreas de Ensino, Educação, Políticas Públicas e de Gestão Organizacional. Participa de projetos e coordena o grupo de pesquisa/CNPq intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME), além de integrar outros grupos em projetos de cooperação com instituições brasileiras e estrangeiras. Interessa-se por temas de pesquisa como: educação CTS, discussões de questões e controvérsias sociocientíficas; argumentação no ensino de ciências; educação científica para cidadania; livros didáticos; contextos formais, informais e não-formais de educação; e avaliação em larga escala; inovação, desenvolvimento e tecnologia. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Artigos completos publicados em periódicos

1. doi> RAMOS, T. C.; FERNANDES-SOBRINHO, M. EPISTEMOLOGICAL CONTRIBUTIONS OF TOULMIN’S ARGUMENTATIVE MODEL IN SCIENTIFIC EDUCATION. CREATIVE EDUCATION, v. 9, p. 559-566, 2018.

2. doi> FERNANDES-SOBRINHO, M. Enunciative Texts Present in Physical Issues of Editions of a Brazilian National Exam as Possible Triggers of Socio-Scientific Discussions. CREATIVE EDUCATION, v. 09, p. 308-321, 2018.

3. link FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; SILVA, A. P. da; MENEZES, I. P. P. de; FERNANDES, P. S. R.; CASTRO, P. A. de; MALAFAIA, G. ANÁLISE DE AVALIAÇÕES APLICADAS EM UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: EM BUSCA DE (RES)SIGNIFICAÇÕES. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, p. 76-90, 2018.

4. link SILVA, D. A. da; SOUZA, P. V. T de; BORGES, R. L.; FERNANDES-SOBRINHO, M. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: LEVANTAMENTO DE PUBLICAÇÕES PERTINENTES AO TEMA EM PERIÓDICO ESPECIALIZADO NO PERÍODO DE 2012 e 2017. MULTI-SCIENCE JOURNAL, v. 1, p. 36-40, 2018.

5. link RAMOS, T. C.; FERNANDES SOBRINHO, M.; SANTOS, W. L. P. dos. PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ENERGIA EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS). CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 344-371, 2017.

6. doi> FERNANDES-SOBRINHO, M.; GONCALVES, E. A.; FERNANDES, P. S. R. PERCURSO E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: tensionamentos e possibilidades. CADERNOS DE PESQUISA, v. 23, p. 81, 2017.

7. FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; SOUZA, P. V. T de; SANTOS, W. L. P. dos. DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FÍSICA DO ENEM: APROXIMAÇÕES ENTRE PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4761-4768, 2017.

8. link FERNANDES-SOBRINHO, M. ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA À QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA. MULTI-SCIENCE JOURNAL, v. 1, p. 01-04, 2017.

9. FERNANDES-SOBRINHO, M.; SILVA, K. M. A. e; GONDIM, M. S. da C.; RAZUCK, F. B.; MENDES, M. R. M.; RAMOS, T. C.; SÁ, C. S. da S.; GUIMARÃES, Z.; SILVA, S. M. B. da; ARAÚJO, W. S. de; SILVA, A. J. da. ADEUS AO PROFESSOR WILDSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS. Boletim da AIA-CTS, v. 05, p. 09-12, 2017.

10. CASTRO, P. A. de; SADOYAMA, A.; SADOYAMA, G.; FERNANDES-SOBRINHO, M.; SOUZA, P. V. T de ; BA, S. A. C. ; SÁ, S. ; MÔNACO, L. ; SOUZA, T. S. de . A (IM)PERTINÊNCIA DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS NO NÍVEL SUPERIOR. INDAGATIO DIDACTICA, v. 9, p. 45-60, 2017.

11. SOUZA, P. V. T de; AMAURO, N. Q.; GOUVEIA, E. A. de; FERNANDES-SOBRINHO, M. ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE QUÍMICA. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4689-4696, 2017.

12. FERNANDES SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; SANTOS, W. L. P. dos. TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (DES)VELADOS NO ENEM: POTENCIALIDADES À AMPLIAÇÃO DE FONTES E DE GÊNEROS TEXTUAIS AO ENSINO DE FÍSICA. INDAGATIO DIDACTICA, v. 8, p. 514-533, 2016.

13. RAMOS, T. C.; FERNANDES SOBRINHO, M.; SANTOS, W. L. P. dos. ENSINO DE MATRIZ ENERGÉTICA NA EDUCAÇÃO CTS: UMA DEMARCAÇÃO CONCEITUAL. INDAGATIO DIDACTICA, v. 8, p. 1296-1310, 2016.

14. doi> STRIEDER, R. B.; SILVA, K. M. A. e; FERNANDES SOBRINHO, M.; SANTOS, W. L. P. dos. A EDUCAÇÃO CTS POSSUI RESPALDO EM DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS?. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, p. 86-106, 2016.

15. ALMEIDA, A. B. B.; SILVA, L. A. S.; FERNANDES, P. S. R.; FERNANDES-SOBRINHO, M. POTENCIAIS ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM ITENS DE BIOLOGIA DO ENEM. INDAGATIO DIDACTICA, v. 8, p. 83-91, 2016.

16. doi> RAMOS, T. C.; FERNANDES SOBRINHO, M.; SANTOS, W. L. P. dos. CONCEPÇÕES DE INTER-RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA TEMÁTICA MATRIZ ENERGÉTICA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM FÍSICA. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 11, p. 1-14, 2015.

17. link FERNANDES SOBRINHO, M.; SANTOS, W. L. P. dos. INSERÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO EM ITENS DO ENEM/2013 COM POTENCIAL AO ENFOQUE CTS. UNI-PLURI (MEDELLIN), v. 14 N.3, p. 94-101, 2014.

18. link FERNANDES SOBRINHO, M.; CARNEIRO, M. H. S. NEWTON E A DECOMPOSIÇÃO DA LUZ SOLAR EM UM PRISMA: O QUE TRAZEM OS LIVROS DE ENSINO MÉDIO?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 5, p. 35-55, 2014.

Artigos aceitos para publicação

1. SOUZA, P. V. T de; AMAURO, N. Q.; FERNANDES-SOBRINHO, M. MODELIZAÇÕES ASTRONÁUTICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS: PROPOSTA DE ATIVIDADE INTEGRADORA AO ENSINO DE CIÊNCIAS. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), 2018.

2. FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; FERNANDES, P. S. R.; CASTRO, P. A. de. INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA NO MAPEAMENTO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM ENUNCIADOS DE QUESTÕES DE EXAME NACIONAL BRASILEIRO. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, 2018.

3. RAMOS, T. C.; FERNANDES-SOBRINHO, M.; SILVA, K. M. A. e; CASTRO, P. A. de; SANTOS, W. L. P. dos. EDUCAÇÃO CTS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO PIBID: POTENCIALIDADES DE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DAS COISAS”. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), 2018.

4. BORGES, R. L.; FELÍCIO, C. M.; FERNANDES-SOBRINHO, M. AÇÕES EDUCATIVAS NÃO FORMALIZADAS EM AMBIENTE LABORAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESA AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS. Revista Ciclo, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições

1. FERNANDES SOBRINHO, M. Luz, 'laser' e algumas de suas aplicações: texto de apoio ao ensino de Física. 1. ed. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 01. 137p .

Capítulos de livros publicados

1. MALAFAIA, Guilherme; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima; FERNANDES SOBRINHO, Marcos; et al. Espelho, espelho meu: o que tem atrás do espelho que reflete as pessoas?. In: Guilherme Malafaia Pinto. (Org.). Querido Cientista. 1ed.Brasília: Gráfica e Editora Movimento, 2016, v. 1, p. 18-19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. BORGES, R. L.; FELÍCIO, C. M.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Ações educativas não formalizadas em ambiente laboral: estudo exploratório em empresa agroindustrial de alimentos. In: 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, o 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID (ELICPIBID) do Sudoeste Goiano e o 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (III ELPED), 2018, Rio Verde. Anais do III Elped, 2018.

2. GONÇALVES, J. P. B. ; BORGES, R. L.; FERNANDES-SOBRINHO, M.; FELÍCIO, C. M. Estudo sobre as condições de inclusão em uma escola estadual na cidade de Caldas Novas no últimos 13 anos. In: 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, o 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ?PIBID (ELICPIBID) do Sudoeste Goiano e o 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (III ELPED), 2018, Rio Verde. Anais do III Elped, 2018.

3. FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; FERNANDES, P. S. R.; CASTRO, P. A. de; SILVA, K. M. A. e. Contributos da pesquisa qualitativa no mapeamento e ampliação de possibilidades textuais às discussões sociocientíficas em livros de Física e exames nacionais brasileiros. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e do 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017), 2017, Salamanca/Espanha. Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1. Aveiro/Portugal: Ludomedia, 2017. v. 1. p. 437-446.

4. FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C. ; SILVA, A. P. da ; MENEZES, I. P. P. de ; FERNANDES, P. S. R. ; CASTRO, P. A. de ; MALAFAIA, G. . Avaliações aplicadas em uma Licenciatura em Ciências Biológicas: dos agrupamentos categoriais hierárquicos a caminhos alternativos. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e do 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017), 2017, Salamanca/Espanha. Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa em Educação. Aveiro/Portugal: Ludomedia, 2017. v. 1. p. 550-559.

5. FERNANDES, P. S. R.; FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; CASTRO, P. A. de; SILVA, K. M. A. e; ALMEIDA, V. B. Contributos da pesquisa qualitativa na identificação de efeito(s) retroativo(s) em questões de Espanhol de um exame de alta relevância no Brasil. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e do 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017), 2017, Salamanca/Espanha. Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa em Educação. Aveiro/Portugal: Ludomedia, 2017. v. 1. p. 826-835.

6. CASTRO, P. A. de; SADOYAMA, A.; FERNANDES-SOBRINHO, M.; SOUZA, P. V. T de; BA, S. A. C. ; SÁ, S.; MÓNACO, L.; SOUZA, T. S. de. A (im)pertinência das teorias pedagógicas no ensino de Ciências Exatas no Nível Superior. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e do 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017), 2017, Salamanca/Espanha. Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação qualitativa em Educação. Aveiro/Portugal: Ludomedia, 2017. v. 1. p. 1-10.

7. BORGES, R. L.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Avaliação escolar de alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem. In: III Congresso Nacional de Educação Especial e Inclusão (III CONEESPI), 2017, Catalão. Anais do III Congresso Nacional de Educação Especial e Inclusão (III CONEESPI). Catalão: UFG, 2017. v. 1. p. 01-15.

8. CAETANO, R. B.; SOARES, J. M. da C.; ARAUJO, L. N. C. de; FAVORITO, S. A. de S.; BERNARDES, T. F. G.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Medidas experimentais do pH de refrigerantes: Discussões de questões sociocientíficas no ensino de Química. In: A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2016), 2016, Vila Real. Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional ?A Voz dos Professores de C&T? (VPCT 2016). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2016. p. 86-95.

9. ARAUJO, L. N. C. de; CAETANO, R. B. G.; CARVALHO, C. V. M. e; FERNANDES-SOBRINHO, M.; SILVA, L. A. S. Jogos no ensino de Biologia: uma proposta lúdica na discussão conceitual da divisão celular. In: A Voz dos Professores de C&T (VPCT 2016), 2016, Vila Real. Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia - Atas do Encontro internacional ?A Voz dos Professores de C&T? (VPCT 2016). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2016. p. 96-103.

10. FERNANDES-SOBRINHO, M.; RAMOS, T. C.; SANTOS, W. L. P. dos. Potencialidades temáticas em itens de Física do Enem: Contribuições frente às dificuldades da utilização de discussões sociocientíficas no ensino de Física. In: IV CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2016, Bauru (SP). Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação: avaliação e currículo: relações e especificidades. Bauru: Unesp, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1. BARBOSA, D. D. de O.; SANTOS, L. S.; FERNANDES, P. S. R.; MELO, M. S.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Dificuldades às discussões sociocientíficas em aulas de Ciências: contributos de textos enunciativos presentes em itens de Química do Enem. In: VI Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017, Urutaí. Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. Urutaí: Even3, 2017. v. 6. p. 1-4.

2. SANTOS, L. S.; BARBOSA, D. D. de O.; FERNANDES, P. S. R.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Discussões sociocientíficas em itens de Biologia do Enem: possibilidades na perspectiva da educação cidadã. In: VI Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017, Urutaí. Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. Urutaí: Even3, 2017. v. 6. p. 1-3.

Fim do conteúdo da página