Regras Gerais Aplicadas para os Processos Seletivos
1- Processo seletivo para Alunos Especiais
O PPGGO abre semestralmente inscrições para interessados em cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Na condição de aluno especial, o estudante terá as mesmas condições e regras a seguir (no que se refere à disciplina para a qual se inscreveu) que os alunos regulares.
A vantagem de cursar disciplinas nesta modalidade é a de que o possível candidato a aluno regular poderá se aproximar mais do ambiente da pós-graduação, seu corpo docente e dos demais estudantes. Isso permite que o mesmo além de entender melhor o funcionamento do programa, possa também se inteirar sobre projetos de pesquisa em andamento e interesses em pesquisa do grupo, o que aumentará suas chances no processo seletivo para alunos regulares, pois o mesmo terá condições de apresentar propostas mais alinhadas com a realidade do PPGGO.
Outro aspecto muito importante a ser considerado é que, na maioria das vezes, os candidatos confundem pós-graduação com especialização. Cursar disciplinas como aluno especial na pós-graduação permitirá ao estudante entender a diferença entre um nível de ensino e o outro, a diferença entre a carga de atividades e as demandas de tempo a ser dedicado nos cursos de pós-graduação.
O regulamento do PPGGO permite o aproveitamento de até 02 (duas) disciplinas cursadas com aproveitamento na condição de aluno especial, para os candidatos que lograrem êxito no processo seletivo para alunos regulares, além de pontuá-las no processo seletivo para alunos regulares. Estas disciplinas também poderão ser aproveitadas em outros programas de pós-graduação, de acordo com as regras/normas destes.
1.1 Da seleção:
Semestralmente serão abertas as chamadas públicas para a seleção de alunos especiais. Os candidatos poderão se inscrever para concorrer em até 02 (duas) das disciplinas ofertadas na chamada.
A seleção é dada mediante análise curricular, a qual pontuará e ranqueará os currículos dos candidatos interessados até o limite de vagas ofertadas.
Trata-se de uma seleção simplificada, que envolve apenas a análise curricular.
1.2 O que pontua na análise curricular?
Por se tratar de um programa de pós-graduação (stricto sensu), o PPGGO reconhece como “atividades pontuáveis” na análise curricular, a produção acadêmica como: participação em congressos, seminários e eventos acadêmicos em geral, além de publicações realizadas em anais de eventos, periódicos (revistas) acadêmicas, livros e capítulos de livros.
Outro item muito importante que é considerado e pontuado, uma vez que o PPGGO está na modalidade profissional, é a experiência profissional comprovada pelo candidato na área.
A chamada pública contém um quadro (anexo) que detalha todas as atividades possíveis e suas respectivas pontuações.
2 – Processo seletivo para alunos regulares
O processo seletivo para alunos regulares do PPGGO é aberto anualmente. O edital é publicado em meados do segundo semestre do ano para seleção de novos alunos que iniciarão suas atividades no primeiro semestre do ano seguinte.
Este processo seletivo é composto por 03 (três) etapas:
Etapa 1 – Avaliação de Competências Básicas
Esta avaliação é composta por prova escrita eliminatória de Suficiência em Língua Inglesa, que poderá se dar basicamente de duas formas:
- avaliação própria da CIS – Comissão Interna de Seleção do PPGGO, a qual aplicará diretamente uma prova igual para todos os candidatos, que se baseará em análise e interpretação de textos escritos na língua inglesa, utilizando-se de questões objetivas ou discursivas, as quais poderão estar escritas em português ou em inglês. O custo desta avaliação estará contido na taxa de inscrição ao processo seletivo recolhida pelo candidato.
- certificados de avaliadoras internacionais, como IELTS - International English Language Testing System e TOEFL - Test of English as a Foreign Language, bem como certificados de avaliações emitidos por centros de línguas de instituições públicas de ensino superior. Nestes casos, os custos desta avaliação serão recolhidos pelos próprios avaliadores.
O edital de seleção preverá qual destas duas formas será adotada para aquele ano específico.
Os candidatos oriundos de países que possuem a língua inglesa como língua oficial deverão submeter-se à Avaliação de Suficiência em Língua Portuguesa.
Etapa 2- Avaliação de Competências Específicas
Esta etapa eliminatória é composta por uma prova oral, realizada pela CIS – Comissão Interna de Seleção do PPGGO.
Esta avaliação será baseada no memorial descritivo e no pré-projeto de pesquisa apresentados no ato da inscrição pelo candidato, o qual será arguido pela banca avaliadora, por um tempo aproximado de 15 a 30 minutos.
Busca-se nesta etapa verificar a aderência da proposta de pesquisa apresentada pelo candidato no que se refere à linha de pesquisa por este indicada, à área de concentração do programa, bem como interesses temáticos em pesquisa do possível orientador indicado pelo candidato, além de suas pretensões acadêmicas, profissionais e sociais.
O PPGGO é conduzido na forma stricto sensu, portanto, a disponibilidade do candidato para se dedicar às atividades de ensino, pesquisa e atividades complementares é importante.
Este ponto é mais bem detalhado no tópico “Estrutura Curricular” disponível neste web site.
Etapa 3 - Produção acadêmica na área interdisciplinar QUALIS/CAPES e experiência profissional
Nesta terceira e última etapa, que é classificatória, a CIS – Comissão Interna de Seleção apurará a produção acadêmica e experiência profissional na área, relacionadas e comprovadas pelo candidato.
Trata-se de uma etapa que não envolve a participação do candidato. A CIS - Comissão Interna de Seleção atribuirá a partir da conferência dos documentos comprobatórios apresentados no ato da inscrição pelo candidato, notas de 0,0 (zero) até 10,0 (dez), em função da quantidade da pontuação comprovada pelo candidato.
Ao candidato com maior pontuação apurada e comprovada na Ficha de Avaliação Curricular (anexada ao edital), será atribuída a nota 10,0 (dez) e os demais candidatos terão suas notas proporcionalmente relativizadas, calculadas através de regra de três simples.
Os candidatos concorrerão à vaga disponibilizada por orientador e por linha de pesquisa indicados previamente no ato da inscrição. O edital preverá reservas de cotas para pretos, pardos e indígenas e deficientes físicos de acordo com a legislação em vigor, além do remanejamento de candidatos entre orientadores indicados e disponíveis e entre as linhas de pesquisa, bem como a transformação de vagas destinadas à ampla concorrência para candidatos a vagas de cotistas e vice-versa, visando a um melhor preenchimento/aproveitamento das vagas ofertadas.
A nota final do candidato será obtida pela média aritmética simples das notas por ele obtidas nas três etapas.