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Monitoria acadêmica: o papel transformador da monitoria no processo formativo em Enfermagem

Published: Friday, 06 June 2025 17:35 | Last Updated: Friday, 06 June 2025 17:36 | Hits: 3

Texto elaborado por:
Prof.ª Ivânia Vera – Coordenadora e orientadora na Disciplina de Segurança do Paciente (2025/1) e professor do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Gestão Organizacional
Estudante Leonardo Nascimento - monitor da Disciplina de Segurança do Paciente (2025/1)

Imagem: Leonardo Nascimento nas Monitorias de Segurança do Paciente

 

O semestre de 2025/1, iniciou-se repleto de oportunidades, especialmente para os estudantes do Curso Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Neste semestre, o Curso, alocado no Instituto de Biotecnologia, ofertou 2 vagas de monitorias remuneradas e 11 vagas voluntárias, distribuídas em 7 Disciplinas do Departamento de Enfermagem, vagas abertas de acordo com a solicitação do Coordenador da Disciplina.


A monitoria acadêmica representa, durante a Graduação, um instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os discentes criem um vínculo entre teoria e prática. Na UFACT, a monitoria é orientada pela Resolução CONSEPEC UFCAT nº 002/2023, via Programa de Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) (UFCAT, 2023) por meio de Editais públicos/Processo Seletivo para o Programa de Monitoria (UFCAT, 2025), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.


Não há um limite máximo por monitores, os professores responsáveis pelos componentes curriculares, respondem ao chamado com envio de quantitativo de vagas, conteúdo e referências para estudo com vistas a aplicação das provas para ‘monitor’. As provas podem contemplar atividade teórica, prática e entrevista.


A carga horária destinada às atividades de monitoria são de 12 (doze) horas semanais, em horários definidos pelo(a) professor(a) orientador(a) e de acordo as necessidades do Programa de Monitoria, definidos previamente em um Plano de Trabalho assinado entre as partes.


Posteriormente, os estudantes que lograram êxito no Edital, assinam o Termo de Compromisso de Monitoria. Dentre as atividades programadas estão: Planejar atividades (reuniões com professor(a) orientador(a); Auxiliar os(as) estudantes, em especial os que estejam apresentando baixo rendimento na aprendizagem do(s) componente(s) curricular(es), bem como o(a) estudante com deficiência; Auxiliar o(a) professor(a) em aulas teóricas e/ou práticas; Auxiliar o(a) professor(a) na organização de trabalhos e eventos acadêmicos (seminários, cursos, debates e sessões de estudo); Auxiliar o(a) professor(a) na orientação de alunos em trabalhos e eventos acadêmicos (seminários, cursos, debates e sessões de estudo) entre outros.


Monitoria: um elo entre teoria e prática


A monitoria acadêmica, consiste no método pedagógico responsável por permitir que o acadêmico reproduza os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática, o que possibilita um exercício importante na construção do conhecimento. Para essa finalidade, o monitor, revisa os conteúdos ativamente, contribuindo para sua melhor compreensão. Esse processo, além de promover um vínculo que contribui para a aprendizagem, proporciona ao monitor a experienciar o papel de educador, favorecendo o aperfeiçoamento de suas habilidades inter-relacionais, teóricas e técnicas (Haag et al., 2007).


Nesse sentido, para além de aperfeiçoar as habilidades inter-relacionais, teóricas e técnicas, a monitoria desempenha também exerce um papel importante no contexto da comunicação, ferramenta crucial no âmbito da Enfermagem. A comunicação eficaz é um instrumento central no Processo de Enfermagem, visto que permite ao profissional desenvolver a sensibilidade, a escuta ativa e a clareza na transmissão de informações. Estes fatores são fundamentais para o exercício da monitoria, uma vez que esse processo envolve a transmissão de informações de forma clara (Stefanelli, 1986).


Desenvolvimento de habilidades e iniciação à docência


Cabe destacar que o processo seletivo foi uma ocasião importante para aqueles que almejavam desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos e competências, e enriquecer sua formação enquanto futuro profissional. No contexto da monitoria, ao ter o relacionamento interpessoal como pilar do processo, o monitor é constantemente desafiado a fortalecer suas habilidades comunicativas e competências, como organização e pensamento crítico-reflexivo.


O ciclo de monitoria, que acontece semestralmente, concretiza-se, desse modo, como um período de grande aprendizado, tanto para o monitor, quanto para os discentes, pois contribui para a construção, no âmbito das ciências da saúde, de raciocínio clínico e crítico. A integração teórico-prática da monitoria possibilita aos discentes, por meio do treinamento de práticas e do solucionamento de dúvidas, a prestarem técnicas mais seguras, uma vez que os tornam aptos a realizarem uma assistência de qualidade, livre de danos e incidências (Haag et al., 2007).


A monitoria exerce, assim, uma importante atribuição para o desenvolvimento das relações interpessoais entre os participantes. A troca de saberes e experiências, nesse sentido, contribuem significativamente para o amadurecimento pessoal e construção de conhecimentos dos envolvidos. A partir dessa abordagem individualizada, no qual a linguagem é adequada e voltada para o entendimento mais assertivo do aluno, obtém-se uma participação satisfatória e um melhor aprimoramento acerca dos procedimentos de Enfermagem (Haag et al., 2007; Carneiro et al., 2024).


Nessa perspectiva, dentro desse processo de ensino aprendizagem, o monitor desenvolve habilidades que trazem o incentivo e interesse pela docência, uma vez que vivencia o processo de construção desde o planejamento das atividades até o reconhecimento das potencialidades e dificuldades de cada discente. Ademais, o contato direto na transmissão de conhecimento didaticamente evidencia novas formas metodológicas criadas pelo próprio monitor, que sob a supervisão docente, contribui significativamente para a ampliação de aprendizado e fortalecer a construção do currículo acadêmico e de futuro profissional (Carneiro et al., 2024).


Superando desafios e fortalecendo a aprendizagem


O estabelecimento do elo teórico e prático é imprescindível na conduta do monitor, pois este é constantemente desafiado a construir novas formas de abordagem. Com isso, a oralidade torna-se crucial para o compartilhamento de informações, que devem ser passadas com clareza e coesão. Além disso, a capacidade de liderança é outro fator testado, visto a necessidade de uma organização adequada acerca da prática de ensino, voltada para construção do conhecimento, associada às práticas docentes.


Considerações finais


A monitoria acadêmica proporciona uma formação ensino aprendizagem, ao integrar a teoria e prática, ao mesmo tempo em que desenvolve competências essenciais para os futuros profissionais frente aos inúmeros desafios da área da saúde. Investir e valorizar programas de Monitoria é fundamental para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da assistência em enfermagem.


Texto elaborado por:
Prof.ª Ivânia Vera – Coordenadora e orientadora na Disciplina de Segurança do Paciente (2025/1)
Estudante Leonardo Nascimento - monitor da Disciplina de Segurança do Paciente (2025/1)


Referências:
Haag GS, Kolling V, Silva E, Melo SCB, Pinheiro M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008Mar;61(2):215–20. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-71672008000200011  


Carneiro, MA; Dantas, AS; Ferreira, NS; Oliveira, AS; Moura, PG; Dias, NM. Monitoria acadêmica e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem Research, Society and Development, v. 13, n. 6, e6213645856, 2024 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i6.45856


Stefanelli, M.C. Ensino de técnicas de comunicação terapêutica enfermeira-paciente - Parte I. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 20(2):161-183, 1986.


Universidade Federal De Catalão. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPEC nº 002/2023, de 25 de março de 2023. Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa de Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Catalão. Catalão: UFCAT, 2023. Disponível em: https://ufcat.edu.br/resolucoes. Acesso em: 21 mai 2025.


_______.Pró-Reitoria de Graduação. Edital nº 006, de 25 de março de 2025. Edital de Monitoria para 2025/1. Catalão: UFCAT, 2025. Disponível em: https://prograd.ufcat.edu.br/editais/reitoria-prograd-artigo-54. Acesso em: 21 mai. 2025


________. Normas complementares ao Edital PROGRAD nº 006/2025 – Processo seletivo de monitoria acadêmica do
ano letivo 2025-1 da UFCAT. Catalão: UFCAT, 2025. Disponível em: https://prod.ufcat.edu.br:1337/uploads/NC_IBIOTEC_2025_1_c03d21c4ea.pdf. Acesso em: 21 mai 2025. 

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