Mobilização nacional em virtude a divulgação da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino
No dia 25 de outubro de 2017, quarta-feira, na cidade de Catalão (GO), foi realizada uma mobilização de cunho nacional em virtude a divulgação da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino.
Instituído pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, com o apoio do Profº Drº Anderson Ferreira (UAE- IBiotec), o Dia C foi realizado na Praça Getúlio Vargas, no centro do município supracitado, com objetivo de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como pode influenciar no cotidiano de cada cidadão.
Nós, dos grupos Gestão de Ensino Cuidado Saúde Enfermagem (GEnCSE), tendo como líder a prof Ivânia Vera e Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde (INCISA), ao qual tem como líder, a prof Roselma Lucchese, ambas integrantes do corpo docente no Programa de Mestrado em Gestão Organizacional (PPGMGO) . Dentre os vários projetos de pesquisa cadastrados na Plataforma Brasil, autorizados pelo CEP-UFG, os resultados tem revelado achados importantes que podem contribuir na sensibilização da comunidade como um todo.
No local, estudantes de Iniciação Científica (IC-RC) do Curso de Enfermagem UFG-RC fizeram atividades, sob supervisão direta de docentes, Carolina Sverzut, Eryelg Moura Tomé e Renata Silva Lopes e alunos especiais do Programa de Mestrado (PPGMGO-RC-UFG). Destaca-se a arguição do trabalho: "Caracterização Sociodemográfica de Pacientes com Transtorno Mental em Uso de Medicação de Alto Custo", pela PIBIC Kamila Guedes de Sena. O tema levou à discussões quanto a necessidade de se ter uma articulação entre as redes do Sistema Único de Saúde (SUS), as possibilidades de acesso aos medicamentos e tratamentos de alto custo, a importância do envolvimento do aluno nessa área de pesquisa e a influência da pesquisa na vida acadêmica e profissional.
Outras atividades também foram desenvolvidas, como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações quanto a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, lembrando o outubro rosa.
Embora esse movimento esteja no seu inicio, foi de grande valia participar, uma vez que nos aproximou da comunidade catalana, foco de nossas pesquisas.