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LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PARACATU - MINAS GERAIS

Published: Wednesday, 15 November 2017 15:07 | Last Updated: Tuesday, 06 November 2018 22:38 | Hits: 1221

PARCERIA:

Ministrante: Associação de Pais e Amigos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro X Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, envolvendo professores do PPGGO e seus orientandos que também são professores no IFTM.

Coordenação do Projeto:

- Márcio Silva Andrade

- Emerson Andrade Câmara

- Gustavo Alexandre de Oliveira Silva

Professores (as) Responsáveis:

- Prof. Msc. Bruno Rodrigues de Oliveira

- Prof. Msc. Claiton Luiz Soares

- Prof. Esp. Pedro Henrique Tomás

Professores Colaboradores Externos do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional - UFG - Regional Catalão - GO :

- Prof. Dra. Adriana Santos Prado Sadoyama (UFG)

- Prof. Dr. Marcelo Henrique Stoppa (UFG)

- Prof. Dr. Vaston Gonçalves da Costa (UFG)

Objetivo Geral:

O principal objetivo deste curso é desenvolver o raciocínio lógico para escrever programas de computador, ou seja, exercitar a lógica de programação em alunos do ensino fundamental ainda em fase de alfabetização. As aulas serão desenvolvidas de forma prática e lúdica com a utilização da ferramenta de programação interativa Scratch.

Objetivos específicos:

❖ Mapear o desenvolvimento do aprendizado do aluno na escola em todas as fases do projeto;

❖ Expandir as habilidades e competências em lógica de programação de forma divertida e lúdica;

❖ Desenvolver no aluno o potencial de gerar seu próprio aprendizado e o fortalecimento do processo criativo;

❖ Elaborar um material para aprendizagem da ferramenta Scratch para um público de 7 a 11 anos;

❖ Desafiar o aluno a entender novos conceitos sobre si próprio e o mundo;

❖ Promover a conscientização ambiental através da utilização de materiais biodegradáveis, de reciclagem e de práticas sustentáveis;

❖ Amplificar e promover novas formas de solucionar problemas;

❖ Minutar no processo de aprendizagem conceitos que dificilmente seriam desenvolvidos em uma sala de aula formal.

Este projeto ganho em primeiro lugar o prêmio SOMOSCOOP na modalidade Inovação e Tecnologia.

Veja abaixo as fotos, vídeos e links relacionados do evento:

Links Relacionados: http://premiosomoscoop.coop.br

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